Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Senado aprova nomeação de Bernanke para presidente da Fed

O comité bancário do Senado dos EUA aprovou a nomeação de Ben Bernanke para presidente da Reserva Federal (Fed). O antigo conselheiro de George W. Bush vai substituir Alan Greenspan a 31 de Janeiro.

16 de Novembro de 2005 às 16:27
  • ...

O comité bancário do Senado dos EUA aprovou a nomeação de Ben Bernanke para presidente da Reserva Federal (Fed). O antigo conselheiro de George W. Bush vai substituir Alan Greenspan a 31 de Janeiro.

Os membros do comité bancário do Senado norte-americano votaram a favor da nomeação de Ben Bernanke como o sucessor de Alan Greenspan na Fed. O presidente do comité, Richard Shelby, afirmou antes da nomeação que «Bernanke é eminentemente qualificado e acredito que é uma escolha soberba».

A nomeação foi feita através de voto por voz, e o Senador do Kentucky, Jim Bunning, foi o único a votar contra.

Ben Bernanke afirmou ontem que vai continuar a política monetária prosseguida por Alan Greenspan no que diz respeito às taxas de juro, tendo também como objectivo de longo prazo aumentar a transparência da autoridade monetária, fixando metas para a inflação.

«No que diz respeito à política monetária, darei continuidade às políticas e estratégias de Greenspan», que serão uma prioridade de topo», disse ontem Bernanke perante o Senado dos Estados Unidos.

Ben Bernanke deverá suceder a Alan Greenspan a 31 de Janeiro.

Ben Bernanke é actualmente o presidente do conselho de Assessores Económicos do George W. Bush, que fornece análise e conselhos nas questões relacionadas com a economia ao presidente dos EUA.

Antes da sua nomeação para o conselho em 2005, Bernanke foi Governador da Reserva Federal, participando, por isso, nas reuniões de política monetária do Comité Federal de Mercado Aberto, o grupo dentro da Fed que decide os juros para a maior economia do mundo. Em 2004, Bernanke auferiu neste cargo que ocupava no banco central americano, um total de 155 mil dólares, sem direito a bónus.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio