Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Seis condenados por evasão fiscal em transacções com Deutsche Bank

Condenados criaram uma cadeia de transacções de certificados de emissões de carbono para fugirem ao pagamento de IVA. Foram registadas perdas em impostos no valor de 300 milhões de euros.

21 de Dezembro de 2011 às 15:36
  • ...
Um tribunal de Frankfurt condenou hoje seis homens por terem criado uma cadeia de transacções “economicamente sem sentido” com o único propósito de fugirem aos impostos.

De acordo com a Bloomberg, o objectivo era conseguir fugir ao Imposto de Valor Acrescentado (IVA) num esquema construído nas negociações de certificados de emissão de carbono. Registaram-se perdas no valor de 300 milhões de euros em fugas praticadas entre Agosto de 2009 e Abril de 2010.

O referido tribunal alemão considera que o Deutsche Bank, o banco que comprou os certificados, deveria ter conhecimento da ilegalidade dos negócios, segundo a agência de informação financeira.

Nesse sentido, o banco colocou de parte 310 milhões de euros para o caso de o Estado querer recuperar os impostos entretanto perdidos.

Os seis homens, com idades compreendidas entre 27 e 66 anos, enfrentam agora penas de prisão entre três anos e sete anos e 10 meses.

Segundo a Reuters, o esquema construído baseava-se na compra de certificados de emissões de um país da União Europeia sem o pagamento de IVA para depois serem vendidos noutro país. Nessa altura, os anteriores compradores que passavam a vendedores acrescentavam o IVA ao preço de venda.
Ver comentários
Saber mais evasão fiscal Alemanha Deutsche Bank certificados de emissão de carbono
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio