Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Santander recupera 249 milhões no caso Madoff

O banco espanhol reduziu o impacto nas suas contas com os prejuízos registados com o esquema de Ponzi de Bernard L. Madoff, avança o jornal "Expansion".

24 de Outubro de 2011 às 12:02
  • ...
Segundo a mesma fonte, o Santander registou nos resultados do primeiro semestre uma recuperação de 249 milhões de euros ao vender parte dos seus direitos na liquidação de alguns fundos. O banco espanhol não falou desta operação quando apresentou os resultados semestrais, mas revelou agora em comunicado à CNMV.

Detido no fim de 2008, Madoff foi considerado culpado, em Junho de 2009, de ter organizado uma gigantesca fraude piramidal na qual as suas cerca de 16.000 vítimas perderam as várias dezenas de milhões de dólares que lhe confiaram.

A exposição dos clientes do Santander, através do fundo “Optimal Strategic” era de 2.320 milhões. Em 2009, o banco ofereceu aos seus clientes da banca privada trocarem o dinheiro investido, que ascendia a 1.380 milhões de euros, por acções preferenciais do banco a dez anos com um juro anual de 2%. Essa operação, dado o baixo valor de mercado que tinham na altura as acções preferenciais, teve um impacto de 500 milhões de euros (350 milhões de euros depois de impostos) nas contas de 2008. A oferta foi aceite por 97% dos investidores.

Paralelamente, o Santander chegou a um acordo através do qual se reconhecia à Optimal o direito de reclamar 1.540 milhões de dólares na liquidação do caso Madoff.
Ver comentários
Saber mais Madoff Santander recupera
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio