Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Salários na Alemanha aumentaram metade da média europeia na última década

Os salários na Alemanha subiram 19,4% na última década, menos do que nos restantes países da União Europeia, incluindo Portugal (mais 32,8%), revelou hoje o Instituto Federal de Estatística alemão (Destatis).

09 de Dezembro de 2010 às 14:28
  • 6
  • ...
Entre 2000 e 2009, os aumentos de salários na Alemanha totalizaram pouco mais de metade da média de aumentos de toda a União Europeia (UE), que foi de 37,6%, e da média dos 16 Estados da Zona euro, de 31%.

Em termos absolutos, porém, em finais de 2009 o custo médio dos salários por hora na Alemanha era de 30,9 euros, quase o triplo de Portugal, onde uma hora de trabalho custava às empresas 12,10 euros. Quanto à média dos salários/hora na União Europeia, no fim do ano passado, era de 22,70 euros, segundo o Destatis.

Segundo vários analistas, o aumento relativamente baixo dos salários na Alemanha desde 2000 deve-se ao facto de os acordos feitos na contratação colectiva terem sido mais modestos, do ponto de vista dos sindicatos, e também ao grande aumento dos trabalhadores em regime precário e do segmento de baixos salários.

A moderada subida dos salários teve efeitos positivos sobre a economia, permitindo baixar os preços das mercadorias alemãs e vender mais produtos no estrangeiro, referem os mesmos especialistas.

Esta foi uma das principais razões para a actual retoma da maior economia europeia, depois da crise internacional de 2009. Outros peritos, sobretudo estrangeiros, sublinharam também, no entanto, que as empresas alemãs, com a sua política de contenção salarial, se sanearam à custa dos concorrentes internacionais.

A par dos salários, os custos agregados aos salários também subiram apenas 9,5% na Alemanha, na última década, enquanto a média do aumento dos mesmos custos na União Europeia atingia 38,5%.

Ver comentários
Saber mais alemanha salários década metade
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio