Notícia
Sabadell compra Caja de Ahorros del Mediterraneo por um euro
De acordo com o Banco de Espanha a adjudicação da Caja de Ahorros del Mediterraneo ao Sabadell conta com uma ajuda de 5.249 milhões de euros do Fundo de Garantia de Depósitos. Esta operação financeira é a mais cara da história de Espanha.

Segundo uma nota do Banco de Espanha, citada pelo jornal espanhol, o fundo de garantia ao injectar este montante nesta “caja” passa a detê-la em 100%. Sendo proprietário da totalidade desta entidade, o FGD vende-a ao Sabadell, por um euro.
Assim, e dado que o fundo de garantias vai ter de fazer face a activos tóxicos detidos por esta entidade, toda a verba disponível por este fundo vai ser utilizada nesta “caja”. O Fundo de Garantias de Depósitos, que é suportado pelo sector bancário espanhol, vai assim desembolsar 6.593 milhões de euros. Esta operação é a mais cara da história de Espanha, ultrapassando a transacção do Banesto, da Caja Castilla-La Mancha, Cajasur e Banco de Valencia, segundo o “El País”.
Entretanto, aos analistas, o Sabadell já fez saber que prevê aumentar em mil milhões de euros o seu capital na sequência desta aquisição. O banco revelou ainda que no final desta operação contará com um rácio “core tier 1” de 9%, cumprindo assim os requisitos da Autoridade Bancária Europeia .