Notícia
Residentes em Portugal realizaram 4,5 milhões de viagens no Verão
As viagens efectuadas pelos residentes em Portugal atingiram os 4,5 milhões entre os meses de Julho e Setembro deste ano, o que corresponde a um aumento de 1,1% relativamente ao período homólogo do ano anterior, sendo que a grande maioria destas viagens t
As viagens efectuadas pelos residentes em Portugal atingiram os 4,5 milhões entre os meses de Julho e Setembro deste ano, o que corresponde a um aumento de 1,1% relativamente ao período homólogo do ano anterior, sendo que a grande maioria destas viagens teve como motivo o lazer, divulgou o relatório do Instituo Nacional de Estatística (INE).
Segundo os dados revelados hoje pelo INE, 63,5% das 4,5 milhões de viagens realizadas pelos residentes foram realizadas por motivos de lazer, recreio e férias, seguindo-se as visitas a familiares e amigos com 23,6%. Por outros motivos, viajaram 8% dos residentes em Portugal e as viagens profissionais e de negócios representaram cerca de 4,9%.
Os meses de Julho e Agosto «concentraram a grande maioria das viagens do trimestre (32,6% e 43,1%, respectivamente). Considerando apenas as viagens de lazer, recreio e férias, adquiriu grande importância o mês de Agosto, que concentrou 50,3% do total das viagens por este motivo», refere o comunicado.
No terceiro trimestre de 2005, o principal destino das viagens realizadas (87,3%) foi Portugal, sendo que as restantes 12,7% foram efectuadas para o estrangeiro. O meio de transporte utilizado para essas viagens foi maioritariamente terrestre, com o automóvel a ser responsável por 75,5% do total das viagens, seguido dos autocarros com 8,2% e pelo comboio, que representou 3,5%.
«O transporte aéreo foi utilizado em 9,7% do total das viagens do período. Este meio de transporte adquiriu maior relevância nas viagens profissionais e de negócios», tendo sido utilizado em 21,5% do total de viagens deste tipo.
As viagens por motivos de lazer, recreio ou férias tiveram a duração média de 8,4 noites, o que corresponde a uma média de 1,5 viagens, por turista. As visitas a familiares e amigos e os motivos profissionais e de negócios apresentaram sensivelmente o mesmo número médio de viagens por turista (2,2), com uma duração média aproximadamente igual (4,9 noites).
Em média, as despesas diárias dos turistas residentes em férias cifrou-se nos 32,90 euros, sendo que as deslocações profissionais e de negócios atingiram uma despesa média diária de 40,9 euros.
Os destinos preferenciais dos turistas residentes foram a região Centro, que concentrou 28,2% do total das dormidas, seguido do Algarve com 26,2% e da região Norte com 14,4%. Observando apenas o motivo de lazer, o Algarve foi a principal escolha, totalizando 31,0% do total de dormidas, seguindo-se da região Centro com 27,3%.
Perfil dos turistas residentes em Portugal
Entre Julho e Setembro, 30,1% da população com quinze ou mais anos realizou viagens turísticas, mais 1,3 pontos percentuais que no trimestre homólogo.
A população do sexo feminino mantém a percentagem mais elevada de turistas, com 55,2%, relativamente ao 44,8% do sexo masculino, sendo que «do total da população que viajou, 66,1% integrava a população activa e 33,9% a população inactiva». Ao nível de instrução, mais de metade dos turistas (52,5%) possuíam o ensino básico, 23,3% o ensino secundário e 19,6% o ensino superior.