Notícia
Repsol reduz preço do gasóleo e gasolina com variações de petróleo
A Repsol seguiu a Galp Energia e baixou o preço da gasolina tendo também efectuado reduções no valor do gasóleo. Para o primeiro combustível referido a diminuição foi de meio cêntimo e para o segundo de um cêntimo.
A Repsol seguiu a Galp Energia e baixou o preço da gasolina tendo também efectuado reduções no valor do gasóleo. Para o primeiro combustível referido a diminuição foi de meio cêntimo e para o segundo de um cêntimo.
Os novos preços de referência praticados pela Repsol são a partir de hoje de 0,887 euros por litro no caso do gasóleo, contra os anteriormente 0,897 euros por litro, de 1,085 euros para a gasolina sem chumbo 95 octanas, que era anteriormente de 1,095 euros e de 1,149 euros para a sem chumbo 98 octanas, contra os 1,159 euros praticados até ao dia de hoje.
António Martins Victor, responsável pela Comunicação e Relações Exteriores da Repsol referiu ao Jornal de Negócios Online que esta redução «tem a ver com flutuações no custo da gasolina e do gasóleo» e que «o mercado do crude tem um efeito indirecto. Houve variações no petróleo que depois se repercutem».
Genericamente, o mesmo responsável explicou que os preços dos combustíveis «variam em função directa do mercado internacional desses combustíveis - que se encontra sujeito às regras de mercado, ou seja, dos mecanismos de oferta e de procura» no mercado dos produtos refinados – «dos impostos directamente aplicáveis aos produtos em causa (IPS, incluindo ecotaxa se aplicável e IVA)» e dos custos de distribuição.
Martins Victor acrescentou que os preços também «variam em função indirecta do preço do petróleo bruto nos mercados internacionais (os combustíveis são fabricados a partir do petróleo bruto) que varia, por sua vez, em função das condições de oferta e procura e de outros movimentos algumas vezes especulativos». A taxa de câmbio entre o dólar e o euro é também um factor indirecto na variação dos preços.
A Repsol detém a terceira maior quota de mercado em Portugal e comprou recentemente as bombas da Shell.
A Galp Energia reduziu hoje o valor de custo das duas gasolinas (sem chumbo 95 e 98 octanas) em 0,7 cêntimos. O gasóleo permaneceu igual nos 0,898 euros por litro depois de ter sido aumentado em mais de um cêntimo na quinta-feira passada.