Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Registadas as três primeiras mortes provocadas pelos houthis no Mar Vermelho

Um míssil dirigido a um navio de propriedade grega feriu ainda pelo menos quatro marinheiros e causou “danos significativos” à embarcação, já evacuada pela marinha da Índia. O sindicato dos trabalhadores de transportes apelou a medidas urgentes de proteção dos tripulantes.

Transporte marítimo é “o mais barato” entre os quatro principais modos de transporte, mas está a encarecer devido aos ataques no mar Vermelho.
EPA
Bárbara Cardoso barbaracardoso@negocios.pt 07 de Março de 2024 às 14:54

Quatro dias depois de o Rubymar ter afundado, um novo ataque houthi provocou as primeiras mortes desde o início do conflito no Mar Vermelho, na noite desta quarta-feira, 6 de março.

 

Um ataque com um míssil balístico atingiu o navio mercante True Confidence e tirou a vida a três tripulantes, dois deles filipinos e o outro vietnamita, anunciou o Comando Central dos Estados Unidos, segundo a Reuters.

 

Os EUA confirmaram ainda que a ofensiva feriu gravemente pelo menos quatro marinheiros e causou "danos significativos" ao navio, já evacuado pela Marinha da Índia. Horas antes, outra companhia tinha relatado mais três desaparecimentos. Os operadores gregos dizem não ter informações adicionais sobre os 20 tripulantes e três guardas armados a bordo.

 

A embarcação, de propriedade grega e com bandeira de Barbados, ficou em chamas e à deriva no mar, a 54 milhas náuticas da costa do porto de Aden, no Iémen. O grupo, que controla grande parte do Iémen, reivindicou o ataque.

Os houthis sublinham que a tripulação do True Confidence foi alertada antes do lançamento dos mísseis. Já os Estados Unidos, através do porta-voz do Departamento de Estado, adiantam que o grupo vai ser responsabilizado.

 

Os pedidos por medidas urgentes para travar o conflito começam a pressionar as organizações internacionais. O governo filipino apelou a "esforços diplomáticos contínuos para diminuir as tensões e abordar as causas do atual conflito no Médio Oriente".

 

Também o secretário-geral da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF), o principal sindicato dos tripulantes marítimos, assumiu que tem "alertado consistentemente a comunidade internacional e a indústria marítima sobre os riscos crescentes enfrentados no Golfo de Aden e no Mar Vermelho". "Hoje vemos esses avisos tragicamente confirmados", lamentou.

A confirmação das primeiras mortes desde o início do conflito poderá pressionar as forças ocidentais, lideradas pelos EUA e o Reino Unido, para uma ação militar mais forte na rota que transporta 12% do cómercio mundial.

  
No entanto, o comércio já não é o único visado com os sucessivos ataques. No início desta semana, três cabos principais de telecomunicações foram cortados, impactando 25% do tráfego entre a Ásia e a Europa, segundo a HGC Communications. 

A causa ainda não foi confirmada, mas, segundo a Bloomberg, é possível que os cortes tenham sido provocados pela âncora do cargueiro Rubymar, o primeiro navio afundado após ataques houthis.

Notícia editada por Pedro Curvelo

Ver comentários
Saber mais Mar Vermelho Navios Houthis Rebeldes EUA Reino Unido Iémen
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio