Notícia
Reformas antecipadas duplicaram em quatro anos
O número de cidadãos que recorre à aposentação antes da idade legal da reforma está a aumentar exponencialmente em Portugal. Segundo as estatísticas do Ministério da Segurança Social e do Trabalho, no final do ano passado, perto de 85 mil portugueses com
O número de cidadãos que recorre à aposentação antes da idade legal da reforma está a aumentar exponencialmente em Portugal. Segundo as estatísticas do Ministério da Segurança Social e do Trabalho, no final do ano passado, perto de 85 mil portugueses com menos de 65 anos de idade já se tinha reformado, o dobro dos que existiam em 1999.
Desagregando estes números, verifica-se que mesmo ao nível dos aposentados com idade inferior a 60 anos também houve um aumento substancial: praticamente triplicou entre 1999 e 2003.
Apesar de o total de aposentados por velhice com menos de 65 anos de idade ainda representar uma pequena percentagem no total dos aposentados, só no ano passado, do total de aposentações por velhice que se realizaram, mais de 26% já diziam respeito a cidadãos com menos de 65 anos.
(leia mais na edição de hoje do Jornal de Negócios)