Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"O que acontecerá aos alunos mais talentosos" com a austeridade no Estado?

O director da Faculdade de Economia da Universidade Nova aproveitou a presença do Ministro da Economia na conferência "O estado e a Competitividade da Economia Portuguesa" para alertar para os riscos dos cortes na esfera pública. José Ferreira Machado lamentou a generalização das críticas ao sector público. Álvaro Santos Pereira respondeu.

18 de Outubro de 2011 às 12:54
  • ...
“Esquecemos o que se fez de bom na esfera pública”, lamentou hoje o director da Faculdade de Economia da Universidade Nova, José Ferreira Machado, na abertura da conferência “O estado e a Competitividade da Economia Portuguesa”, organizada pela Antena1 e pelo Negócios. “O que acontecerá a este projecto [da faculdade] e aos alunos mais talentosos?”, questionou o académico, um dia depois da apresentação do Orçamento do Estado para 2012, que impõe diversas medidas de austeridade ao sector público.

No início da sua intervenção, o ministro da Economia respondeu às críticas. “Estou esperançado de que a Nova será capaz de dar a volta” à situação, sublinhou Álvaro Santos Pereira.

Ferreira Machado lamentou as críticas que a opinião pública costuma fazer à esfera pública. “Estamos habituados a ser estigmatizados. Estamos habituados à ideia de que a função pública só pensa nos seus direitos e não tem orientação para servir o cliente e o contribuinte e, ainda por cima, ganhamos mais”, resumiu. “Esta crítica tem alguns elementos de verdade, mas contém muita falsidade”, avisou.

“É muito perigoso tomar o todo pela parte, esquecendo-se o que se fez de bom na esfera pública. Arriscamo-nos a alienar os bons servidores da administração pública”, alertou, recordando que a Faculdade de Economia da Nova é reconhecida internacionalmente.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio