Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PSD quer via verde para superempresas

Sociais-democratas avançam com novo pacote de mais de 30 medidas para responder ao Governo. PSD sugere apoios mais rápidos e mais ajudas financeiras para empresas com facturação acima de 20%.

Miguel Baltazar/Negócios
  • ...
E se a sua empresa estiver a crescer tanto que o Estado decide ser mais rápido a analisar a sua candidatura a programas de apoio empresarial? E se, além disso, a ajuda pública for maior porque a sua empresa está mesmo a crescer muito? Estas soluções fazem parte de um conjunto de 33 medidas que o PSD entrega hoje para responder ao Governo, que marcou para esta quinta-feira um debate sobre inovação na economia portuguesa.

De acordo com o projecto de resolução, a que o Negócios teve acesso, as propostas que o PSD apresenta incidem sobre várias áreas: financiamento do empreendedorismo e capital de risco, transferência de conhecimento do meio académico para o meio empresarial, criação de um ecossistema favorável à assunção de risco e inovação, e atracção do investimento e investidores estrangeiros.

Entre as medidas está uma que se destina a empresas de elevado crescimento da facturação, uma espécie de superempresas. Assim, o partido liderado por Passos Coelho sugere ao Executivo de António Costa a criação de um "regime Fast Track para empresas de elevado crescimento, permitindo a qualquer empresa que verifique a definição de empresa de elevado crescimento (mais de 20% de crescimento ao ano durante três anos seguidos) acesso a um regime de avaliação especial com prioridade". Um tipo de via verde que permite às empresas que cumpram aquelas condições um acesso mais rápido a "todos os programas e iniciativas de apoio empresarial, com tempos de resposta acelerados, e critérios de majoração nos regimes de apoio".

Desde que o Parlamento está a discutir os vários pilares do Programa Nacional de Reformas que o PSD já apresentou vários pacotes de medidas, conforme o tema em debate. As medidas de hoje fazem parte do quarto pacote de soluções para reduzir os desequilíbrios estruturais da economia portuguesa.

Entre o lote de mais de 30 medidas está também a sugestão para que o Executivo estude a criação de um regime especial de vistos, residência e incentivos para start-ups internacionais, intensivas em conhecimento avançado, que se instalem em Portugal. O PSD acredita que Portugal reúne boas condições para atrair jovens estrangeiros empreendedores, ao capitalizar factores como o clima, as praias e o "lifestyle".

O debate na Assembleia sobre o Programa Nacional de Reformas termina a 27 de Abril, com um debate geral sobre o documento.
Ver comentários
Saber mais PSD Inovação Empresas Parlamento Programa Nacional de Reformas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio