Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Produção industrial chinesa aumenta 5,9% nos dois primeiros meses do ano

Já a taxa de desemprego oficial nas zonas urbanas situou-se em 5,4% no final de fevereiro, mais 0,2% do que no final do primeiro mês do ano.

EPA
17 de Março de 2025 às 08:06
  • ...

A produção industrial da China subiu 5,9%, em termos homólogos, nos dois primeiros meses do ano, acima da previsão dos analistas, segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira.

O ritmo de crescimento nos dois primeiros meses do ano é, no entanto, 0,3% inferior ao atingido em dezembro.

Entre os três principais setores em que o Gabinete Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês) do país asiático divide o indicador, o que mais contribuiu para a produção em janeiro e fevereiro foi a indústria transformadora (+6,9%), seguida da indústria extrativa (+4,3%) e da produção e fornecimento de eletricidade, aquecimento, gás e água, que registou um avanço de 1,1%.

A instituição destacou a retoma da produção em alguns segmentos, como a indústria de fabrico de automóveis (+12%), os têxteis (+7%) ou a indústria de processamento de alimentos (+8,3%).

O NBS divulgou também outros dados estatísticos, como as vendas a retalho - indicador-chave do estado do consumo -, que cresceram 4% em termos homólogos, uma percentagem que está em linha com as previsões dos analistas e que é superior à de dezembro (+3,7%) e ao valor global para 2024 (+3,5%).

A taxa de desemprego oficial nas zonas urbanas situou-se em 5,4% no final de fevereiro, mais 0,2% do que no final do primeiro mês do ano.

O investimento em ativos fixos aumentou 4,1%, em termos homólogos, nos dois primeiros meses do ano, ultrapassando também fortemente o registo anterior (+3,2%) e as previsões dos analistas (+3,6%).

Nos segmentos em que se divide este último indicador, o investimento destinado ao setor primário (agricultura, mineração, pescas, silvicultura) avançou 12,2%, enquanto o destinado à indústria aumentou 11,4% e o destinado ao setor terciário (serviços) 0,7%.

O investimento em promoção imobiliária caiu 9,8% nos dois primeiros meses do ano, um valor menor em comparação com a queda registada em 2024 (-10,6%), no contexto de uma crise prolongada no setor, que tem pesado na recuperação económica do país asiático.

 O NBS publica os dados para janeiro e fevereiro em conjunto, a fim de evitar qualquer distorção decorrente da semana de férias do Ano Novo Lunar, que calha todos os anos em dias diferentes.

Ver comentários
Saber mais Produção industrial China
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio