Notícia
Primeiro-ministro japonês convoca eleições antecipadas
O primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi, convocou eleições antecipadas para 11 de Setembro depois dos deputados do seu próprio partido se terem juntado à oposição para rejeitar os planos do Governo para a venda da empresa estatal de serviços posta
As eleições antecipadas deverão ter pouco impacto na economia, porque vão ocorrer num contexto de expansão, afirmou Atsushi Nakajima, economista chefe do Mizuho Research Institute.
A segunda maior economia do mundo terá crescido pelo terceiro trimestre consecutivo nos três meses terminados em Junho passado, registando uma evolução homóloga de 2%, segundo os analistas contactados pela Bloomberg.
«As políticas governamentais têm um papel crucial durante quebras no crescimento uma vez que normalmente elas são implementadas para sustentar o crescimento, mas estamos a verificar uma expansão decente nesta altura, por isso é pouco provável que (as eleições antecipadas) afectem a evolução» do PIB, afirmou Nakajima à Bloomberg.
Koizumi queria cortar as relações entre o Governo e o Japan Post, que tem sido usado durante décadas para financiar projectos de obras públicas em zonas rurais, onde o Partido Liberal Democrático, chefiado por Koizumi, tem grande parte dos seus eleitores.
O Japan Post é o maior detentor de obrigações do tesouro japonês com cerca de 140 biliões de ienes (1,01 biliões de euros), ou 20% do total.