Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Primeiro-ministro japonês convoca eleições antecipadas

O primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi, convocou eleições antecipadas para 11 de Setembro depois dos deputados do seu próprio partido se terem juntado à oposição para rejeitar os planos do Governo para a venda da empresa estatal de serviços posta

08 de Agosto de 2005 às 13:33
  • ...

As eleições antecipadas deverão ter pouco impacto na economia, porque vão ocorrer num contexto de expansão, afirmou Atsushi Nakajima, economista chefe do Mizuho Research Institute.

A segunda maior economia do mundo terá crescido pelo terceiro trimestre consecutivo nos três meses terminados em Junho passado, registando uma evolução homóloga de 2%, segundo os analistas contactados pela Bloomberg.

«As políticas governamentais têm um papel crucial durante quebras no crescimento uma vez que normalmente elas são implementadas para sustentar o crescimento, mas estamos a verificar uma expansão decente nesta altura, por isso é pouco provável que (as eleições antecipadas) afectem a evolução» do PIB, afirmou Nakajima à Bloomberg.

Koizumi queria cortar as relações entre o Governo e o Japan Post, que tem sido usado durante décadas para financiar projectos de obras públicas em zonas rurais, onde o Partido Liberal Democrático, chefiado por Koizumi, tem grande parte dos seus eleitores.

O Japan Post é o maior detentor de obrigações do tesouro japonês com cerca de 140 biliões de ienes (1,01 biliões de euros), ou 20% do total.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio