Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Preços no produtor da Alemanha crescem 0,2% em Março

O índice de preços no produtor da Alemanha, a maior economia da Zona Euro, cresceu 0,2% em Março, registando uma subida homóloga de 4,9%, a maior desde 1982, anunciou hoje o Governo...

26 de Abril de 2001 às 08:32
  • ...
O índice de preços no produtor da Alemanha, a maior economia da Zona Euro, cresceu 0,2% em Março, registando uma subida homóloga de 4,9%, a maior desde 1982, anunciou hoje o Governo germânico.

O aumento verificado em Março foi superior às previsões dos analistas, com a carne de porco e o gás natural a liderarem a subida mensal dos preços.

O preço da carne de porco cresceu 12,5% em Março, face ao mês anterior, impulsionado pela doença das vacas loucas e pelo surto de febre aftosa, que fizeram aumentar a procura por produtos alternativos à carne de vaca.

No mesmo período, o gás natural apresentou uma progressão mensal de 1,7%, enquanto os preços dos combustíveis para aquecimento evoluíram em sentido contrário, ao recuarem 5% face a Fevereiro.

O aumento dos preços registado em Março torna mais difícil uma descida das taxas de juro por parte do Banco Central Europeu (BCE), que vai reunir hoje, ao final da manhã.

A principal taxa de referência da autoridade monetária europeia, ou REFI, situa-se actualmente nos 4,75%, inalterada desde Outubro do ano passado, com o BCE a preferir aguardar por indícios de descida das pressões inflacionistas na Zona Euro, antes de iniciar um movimento descendente ao nível das taxas.

Em Março, a inflação na Zona Euro estava nos 2,6%, acima da meta de 2% do BCE, com os primeiros indicadores avançados a apontarem para um novo aumento dos preços no consumidor em Abril.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio