Notícia
Preços na produção industrial aumentam 5,3% em Outubro
O índice de preços na produção industrial aumentou 5,3% em Outubro, em termos homólogos, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) em comunicado, acrescentando que face a Setembro cresceu 0,5%.
O índice de preços na produção industrial aumentou 5,3% em Outubro, em termos homólogos, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) em comunicado, acrescentando que face a Setembro cresceu 0,5%, um aumento de 0,4 pontos percentuais relativamente ao observado no mês anterior.
Segundo a mesma fonte, em relação à variação homóloga os aumentos de preços «mais expressivos» ocorreram nas divisões de «fabricação de coque, produtos petrolíferos refinados e tratamento de combustível nuclear», com 29%, de «indústrias metalúrgicas de base», com 18% e de «fabricação de máquinas e aparelhos eléctricos», com 10,6%.
Todos os grandes agrupamentos industriais «continuam a apresentar variações positivas de preços em termos homólogos», refere a mesma fonte, sublinhando os acréscimos de preços nos agrupamentos de Energia (11,4%), de Bens Intermédios (3,7%) e de Bens de Investimento(2,2%). O aumento de preços verificado na Electricidade, Gás e Água foi de 5,4%, esclarece a mesma fonte.
Face ao mês anterior as divisões da secção D de «fabricação de coque, produtos petrolíferos refinados e tratamento de combustível nuclear», com 6,4%, de «indústrias metalúrgicas de base», com 0,9% e de «fabricação de artigos de borracha e de matérias plásticas», com 0,8%, registaram os aumentos de preços «mais significativos» face ao mês anterior, num comportamento que, segundo o INE, «reflecte as subidas de preços verificadas nos mercados internacionais dos produtos petrolíferos e do aço».
Por grandes agrupamentos industriais, o maior aumento de preços verificou-se no agrupamento de Energia com 1,5%. Os Bens de Consumo Duradouro, com 0,2% e os Bens de Investimento, com 0,2% apresentaram também acréscimos de preços em relação ao mês anterior.
A taxa de variação nos últimos 12 meses situou-se em 1,9%, valor superior em 0,6 pontos percentuais ao observado em Setembro e que «mantém a tendência de crescimento desde Abril».
As subidas de preços mais significativas verificaram-se nas divisões de «indústrias metalúrgicas de base», com 10,1%, e de «fabricação de coque, produtos petrolíferos refinados e tratamento de combustível nuclear», com 7,6%.
Por Grandes Agrupamentos Industriais, destacam-se os aumentos de preços nos agrupamentos de Energia, com 3,1% e de Bens Intermédios, com 1,8%.
Por secções, os preços nos últimos 12 meses subiram na Indústria Transformadora (2,0%) e na Electricidade, Gás e Água (1,5%) e diminuiu na Indústria Extractiva (menos 0,7%).