Notícia
Preços na produção industrial sobem 26%, com energia a pressionar
O índice de preços na produção industrial aumentou 26,3% em termos homólogos em março. Os dados do INE referem que esta subida foi “fortemente influenciada” pelo aumento da energia e dos bens intermédios.
O índice de preços na produção indusitral aumentou 26,3% em março face ao mesmo mês de 2021, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Em fevereiro, este índice já tinha registado uma variação de 20,9%.
A evolução deste indicador continuou a ser influenciada pelo aumento dos preços da energia e dos bens intermédios. O INE indica que o agrupamento de energia registou um crescimento de 82,4% em termos homólogos e um contributo de 15,4 pontos percentuais, refletindo o forte impacto dos preços da produção de eletricidade e do petróleo e seus derivados. Já os bens intermédios aumentaram 20,3%.
Excluindo estes dois temas, o índice teria aumentado 7,7%. Já a variação mensal do índice agregado foi de 6,2% em março.
Com os dados de março, o INE apresenta a evolução dos preços para o primeiro trimestre. Os preços aumentaram 21,7%, resultado também fortemente determinado pelos agrupamentos de energia e de bens Intermédios. Excluindo estes agrupamentos, o índice total aumentou 6,3%.