Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugueses reformam-se cada vez mais tarde, mas antes dos 65 anos

A idade média de reforma foi no ano passado a mais alta dos últimos vinte anos, tanto na Segurança Social como na CGA. Mas fica aquém dos 65 anos, e com carreiras de trinta

A pandemia cortou, pela primeira vez em décadas, a evolução da esperança média de vida. Em Portugal, este fenómeno provocou inclusive a diminuição da idade da reforma para os 66 anos e 4 meses.

Mas, neste 10.º cenário de cisne negro, os analistas do Banco Saxo estimam que a ciência prolongue a esperança média de vida em 25 anos, 'provocando crises éticas, ambientais e físicas de longo alcance'.

Neste cenário, 'a biomedicina consegue prolongar a vida humana, depois de comprovado que a alteração da genética de ratos de laboratório com células humanas consegue alargar em 30% a vida destes animais'.
João Cortesão
  • Partilhar artigo
  • ...

A avaliar pela série que retrata duas décadas, os portugueses nunca se reformaram tão tarde, quer na Caixa Geral de Aposentações (CGA), quer na Segurança Social. Só que ainda se aposentam, em média, antes dos 65 anos e com carreiras contributivas de cerca de 30.

...

Ver comentários
Saber mais Segurança Social e da CGA Caixa Geral de Aposentações TdC trabalho reforma política segurança social
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio