Notícia
"Portugal Porta-a-Porta" exige investimento de 30 milhões
O programa que pretende levar o transporte público de passageiros a todos os portugueses e o alargamento do passe social a todo o país avançam no próximo ano.
O programa "Portugal Porta-a-Porta", através do qual o Governo quer fazer chegar o transporte público a zonas onde hoje não existe, será implementado em 2015.
Para este programa, assim como para o alargamento das regras do passe social + a todo o país, o Executivo tem previsto investir 30 milhões de euros.
A intenção do programa é desenvolver uma rede de serviços de transporte público de passageiros a nível nacional que sirva as regiões que actualmente não dispõem dessa oferta.
O programa foi definido pelo Governo no âmbito do Plano Estratégico dos Transportes e Infra-estruturas, que definiu um total de 59 projectos prioritários, que vão avançar nos próximos oito anos. No documento, o Executivo sublinha que o "Portugal Porta-a-Porta" é "um novo serviço, organizado em articulação entre o Estado, as autarquias, as organizações do sector solidário e os operadores de transporte".
No concelho de Mação tem estado a ser desenvolvido um projecto-piloto desde Janeiro de 2013, abrange cinco freguesias e quatro mil habitantes, são utilizadas viaturas ligeiras e táxis e o custo anual é inferior a 100 mil euros.