Notícia
Portugal já foi ultrapassado por três países de Leste
Portugal acentuou em 2005 a tendência de descida no «ranking» da competitividade mundial que se verifica desde 2001. De acordo com o relatório anual da competitividade hoje tornado público pela escola de negócios europeia IMD, Portugal caiu, na edição de
Portugal acentuou em 2005 a tendência de descida no «ranking» da competitividade mundial que se verifica desde 2001. De acordo com o relatório anual da competitividade hoje tornado público pela escola de negócios europeia IMD, Portugal caiu, na edição deste ano, seis lugares, ocupando a 45ª posição entre 60 países e regiões económicas do Mundo. Em 2001, a economia portuguesa encontrava-se no 32º lugar. Entre os 21 países da União Europeia analisados, Portugal apenas fica à frente de quatro, tendo sido este ano ultrapassado pela República Checa, Hungria e Eslováquia.
Esta nova perda de competitividade deveu-se sobretudo a uma deterioração dos resultados ao nível da eficiência do Estado. Neste sub-indicador, Portugal perdeu, em 2005, nove posições no «ranking», passando do 32º lugar para o 41º. Mas o factor em que a posição do país é mais negativa é o da eficiência das empresas, conseguindo apenas superar nove países entre os 60 analisados.
Leia a notícia na íntegra na edição de hoje do Jornal de Negócios.