Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal investe 926 milhões com ambiente em 2003

As despesas em acções de defesa do ambiente aumentaram 5% em 2003, em termos homólogos, ascendendo a 926 milhões de euros, o que representa 0,71% do Produto Interno Bruto (PIB).

18 de Março de 2005 às 11:00
  • ...

As despesas em acções de defesa do ambiente aumentaram 5% em 2003, em termos homólogos, ascendendo a 926 milhões de euros, o que representa 0,71% do Produto Interno Bruto (PIB).

A Administração Local contribuiu com 60% da despesa total de defesa do ambiente e a Administração Central representou 34%, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Os gastos dos Municípios em actividades relacionadas com a gestão e protecção do ambiente totalizaram 600 milhões de euros, correspondendo a um acréscimo de 4%, face a 2002.

Cerca de 92% da população portuguesa tinha abastecimento público de água domiciliário e 74% era servida por sistemas de drenagem de águas residuais.

A nível empresarial, o investimento da indústria em tecnologias de redução e controlo de poluição atingiu cerca de 191 milhões de euros com 87 milhões de euros em tecnologias e equipamentos fim-de-linha e os restantes 103 milhões de euros em tecnologias integradas, segundo o INE.

As despesas correntes na protecção do ambiente ascenderam a 180 milhões de euros, dos quais 59% se referem a custos relativos a contratação de trabalhos especializados.

As Organizações Não Governamentais de Ambiente (ONGA) tiveram no sector privado (Famílias e Empresas) a sua principal fonte de associados, tendo atingido cerca de 95%. Do total de associados do País, cerca de 79% estavam concentrados na região de Lisboa, enquanto que as regiões do Centro e do Norte detinham 8% e 7%, respectivamente, de acordo com a mesma fonte.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio