Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pequim vence candidatura a Jogos Olímpicos de 2008 (act.)

A cidade chinesa de Pequim venceu a corrida à organização dos Jogos Olímpicos de 2008, um evento que deverá gerar investimentos na ordem dos 20 mil milhões de dólares (23,43 mil milhões de euros ou 4,7 mil milhões de contos), anunciou o COI.

13 de Julho de 2001 às 16:02
  • ...
A cidade chinesa de Pequim venceu a corrida à organização dos Jogos Olímpicos de 2008, um evento que deverá gerar investimentos na ordem dos 20 mil milhões de dólares (23,43 mil milhões de euros ou 4,7 mil milhões de contos), anunciou hoje o Comité Olímpico Internacional (COI).

A capital chinesa venceu a votação com 56 votos dos membros do COI, garantindo uma vantagem de 34 votos face à segunda classificada, a cidade canadiana de Toronto. Nas posições seguintes ficaram Paris e Istambul, com a cidade nipónica de Osaka a ser também preterida pelo júri.

Pequim confirmou confirma o seu favoritismo à organização das próximas olimpíadas, apesar da sua candidatura ter sido assombrada por acusações de organizações dos direitos humanos, que manifestaram o seu repúdio ao regime ditatorial chinês, acusando-o de levar a cabo violações dos direitos humanos.

O plano de investimentos proposto por Pequim previa montantes duas vezes superiores aos apresentados por Toronto, enquanto Paris previa gastar apenas 10% da verba que será investida pelas autoridades chinesas para criar infra-estruturas desportivas e de transportes.

Pequim já havia concorrido à organização dos Jogos Olímpicos de 2000, que acabou por ser entregue à cidade norte-americana de Atlanta, por uma diferença de dois votos, aquando da votação do COI.

Segundo estimativas efectuadas antes de ser conhecida a decisão de hoje do COI, uma vitória de Pequim seria suficiente para acrescentar 0,3% ao ano, até 2007, ao produto interno bruto (PIB) chinês.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio