Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pavilhão Carlos Lopes reabre em Lisboa após investimento de oito milhões

O Pavilhão Carlos Lopes é hoje devolvido a Lisboa após uma reabilitação que preservou a sua história e o transformou num espaço multiusos com condições para a realização de variadas iniciativas.

D.R.
18 de Fevereiro de 2017 às 18:52
  • ...

A (re)abertura do Pavilhão Carlos Lopes, este sábado, 18 de Fevereiro, "permite perpetuar toda a sua memória e complementar a oferta da capital portuguesa no que diz respeito a equipamentos dotados de condições únicas para a realização de eventos culturais, sociais, corporativos e desportivos", sublinha a Associação Turismo de Lisboa (ATL) em comunicado.

 

Todas as fachadas, áreas e elementos de interesse patrimonial foram restaurados, mantendo as suas características originais, nomeadamente os azulejos, elementos decorativos, torreões e Salão Nobre.

 

Na envolvente, procedeu-se aos arranjos exteriores de toda a zona, incluindo a plantação de novas árvores. Além disso, "foi eliminado o estacionamento à superfície junto ao Pavilhão – já que existem dois grandes parques públicos nas imediações – e criados novos e melhores acessos a partir da Av. Sidónio Pais, junto à estação de Metro do Parque, incluindo uma escada rolante".

 

Em paralelo, "foi melhorada a relação do edifício com o Parque Eduardo VII através da criação de uma franca escadaria de acesso a partir do interior do Parque, da recuperação de caminhos pedonais e de uma nova escada de ligação ao roseiral e zona do restaurante", destaca a ATL.

 

A sala de eventos, insonorizada e ventilada, respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida e pode ser utilizada em diversas configurações, nomeadamente em termos de localização de palco, utilização ou não de cadeiras em plateia, utilização de mesas e cadeiras para refeições ou com bancadas, tendo uma capacidade para duas mil pessoas, acrescenta.

 

O investimento total foi cerca de oito milhões de euros, da responsabilidade da Associação Turismo de Lisboa, a quem o espaço foi cedido em direito de superfície.

 


Instalação multimédia e exposição

 

Para assinalar a (re)abertura do Pavilhão Carlos Lopes estará patente, até dia 19 de Março, das 10h às 18h,  uma instalação multimédia, de visita gratuita, que assinala os 20 anos do Turismo de Lisboa, com breve apontamento sobre a História do Pavilhão.

Nos Torreões do edifício ficará instalada uma exposição permanente de homenagem a Carlos Lopes, o campeão olímpico português que deu nome ao Pavilhão, em 1984.

 

85 Anos Pavilhão Carlos Lopes

 

Criado em 1921, o Pavilhão Carlos Lopes começou por ser o Pavilhão de Portugal na Exposição Internacional do Rio de Janeiro organizada em 1922, com projecto dos arquitectos Carlos Rebelo de Andrade (1887-1971) e Guilherme Rebelo de Andrade (1891-1969).

 

No início dos anos 30 foi reconstruído no local onde se encontra, precedendo a construção do Parque Eduardo VII. Em 1932 foi re-inaugurado por ocasião da Exposição Industrial Portuguesa, destinando-se a acolher eventos de promoção de actividades económicas.

 

Nos anos 40 foi adaptado para acolher o campeonato mundial de Hóquei em Patins de 1947. Durante o Estado Novo foi palco de inúmeros eventos de diversa natureza.

 

A seguir ao 25 de Abril acolheu congressos e comícios políticos, espectáculos e eventos muito diversos, desde desportivos às Marchas Populares.

  

Em 2003 foi encerrado e entrou em profunda degradação. Em 2017 foi salvo pela actual intervenção e reabre agora para acolher os mais diversos acontecimentos culturais, corporativos, comerciais e desportivos, entre outros.

Ver comentários
Saber mais Pavilhão Carlos Lopes Associação Turismo de Lisboa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio