Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nuno Teles: “Uma nova crise não só é possível, como é provável”

Nuno Teles tem um olhar pessimista sobre os progressos em dez anos para proteger as economias de uma nova crise financeira.

Com o aumento da inflação na zona euro, à boleia da subida dos preços de petróleo, o aumento das taxas de juros globais, liderado pelos EUA, e consequente redução da intervenção do BCE nos mercados, é provável que a pressão financeira sobre Portugal aumente no próximo ano. Com um nível de endividamento, público e privado, tão elevado, qualquer ligeiro aumento das taxas de juro traduzir-se-á num lastro ao crescimento económico e à recuperação do emprego. A este cenário acresce o arrastamento dos problemas do sistema bancário nacional, longe de estarem resolvidos.
13 de Setembro de 2018 às 11:00
  • Partilhar artigo
  • ...
A crise de há dez anos pode repetir-se?
A crise começou no mercado hipotecário de alto risco, o "subprime". Hoje é difícil acontecer no mesmo mercado. Mas há vários sintomas de euforia financeira nos países mais desenvolvidos  – valorização recorde bolsista, sobreendividamento das famílias, especulação imobiliária, opacidade das transacções financeiras –...
Ver comentários
Saber mais Nuno Teles economista Lehman Brothers crise financeira economia Portugal imobiliário
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio