Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nobel diz que Berlusconi poderá regressar para liderar Itália

Silvio Berlusconi poderá voltar a ser primeiro-ministro, considera o laureado com o Prémio Nobel da Economia, Robert Mundell.

27 de Dezembro de 2011 às 13:30
  • 1
  • ...
Robert Mundell, Nobel da Economia, diz que o ex-chefe de governo italiano Silvio Berlusconi, que se demitiu no mês passado – numa altura em que a crise da dívida europeia ameaçava esmagar Itália – poderá regressar.

O actual primeiro-ministro, Mario Monti, que lidera um governo de figuras não-políticas, “não será capaz de terminar a tarefa” de consertar as finanças públicas do país, declarou Mundell em entrevista à Bloomberg TV. “Existe a probabilidade de Berlusconi regressar, porque ele é o mais forte político de Itália desde a Segunda Guerra Mundial”, declarou o laureado com o Prémio Nobel da Economia.

Monti, que foi comissário europeu da Concorrência, conseguiu na semana passada a aprovação de um pacote de corte de gastos e aumento de impostos, elevando a cerca de 5% do PIB as medidas de austeridade que os italianos têm de suportar desde Junho.

A dívida de Itália ascende a 1,9 biliões de euros e é superior à de Portugal, Espanha, Grécia e Irlanda juntas.

Os receios dos investidores de que Itália possa ter dificuldades em financiar essa dívida fizeram disparar os custos dos empréstimos contraídos por este país para o nível mais alto desde a entrada no euro.

Berlusconi “não fez muito para reduzir os direitos sociais, mas também não impediu que eles se deteriorassem”, disse Mundell. “Talvez ele seja demasiado impopular para poder regressar, mas ele é dono de uma força poderosa e eu não o subestimaria”, acrescentou.

Silvio Berlusconi afirmou ontem, no website “Sky Italia”, que quer “lembrar toda a gente que ainda somos o partido da maioria no Parlamento e que as sondagens mostram que o apoio que nos é dado está a aumentar, pois os italianos estão preocupados”.
Ver comentários
Saber mais Berlusconi Mundell Itália
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio