Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Nações Unidas contra aumento de impostos às famílias e redução às empresas

A Agência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) mostrou-se hoje contra o aumento de impostos em tempos de crise e chegou mesmo a aconselhar uma redução das contribuições das famílias para reduzir as desigualdades e estimular o consumo.

11 de Setembro de 2012 às 13:01
  • 22
  • ...
"Não aumentaria os impostos num momento de recessão, não é uma boa ideia aumentá-los, excepto talvez em certas taxas desde que não tenham impacto sobre a procura", disse o director da divisão de estratégias de desenvolvimento da UNCTAD, Heiner Flassbeck, numa conferência de imprensa.

Heiner Flassbeck explicou que a redução dos impostos às empresas seria "a coisa mais estúpida", e que "os negócios não são determinados por impostos, mas pela procura", pelo que defendeu um corte de impostos às famílias já que esta medida "seria sim um grande benefício para as empresas e os governos".

O responsável da UNCTAD, que apresentou o Relatório sobre Comércio e Desenvolvimento 2012, prevê um crescimento económico global de 2,% este ano, quatro pontos a menos do que o crescimento registado em 2011.

De acordo com o documento da UNCTAD, as políticas de austeridade "não conseguiram gerar crescimento económico", e acrescenta que "é claramente o caminho errado."

"A austeridade é um desastre", disse Hiener Flassbeck enquanto defendeu o estímulo como "a única maneira de sair da crise."

Neste sentido, Flassbeck defendeu a necessidade de os governos gastarem dinheiro, principalmente através de políticas activas para melhorar o mercado de trabalho e capazes de reduzir as desigualdades, pois, caso contrário, diz que a economia entrará em "colapso".

A UNCTAD criticou no seu relatório anual a concentração da riqueza em poucas mãos e afirmou a necessidade de intervenção do Estado, através de políticas fiscais e laborais para inverter esta tendência.



Ver comentários
Saber mais Nações Unidas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio