Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ministros das Finanças do G20 receiam que tensões económicas prejudiquem crescimento mundial

Os ministros das Finanças do G20 dizem recear que as "tensões económicas" possam prejudicar o crescimento mundial, numa altura em que pairam os riscos de uma guerra comercial.

20 de Março de 2018 às 19:12
  • ...

"Falámos dos principais riscos para as perspectivas (de crescimento), incluindo as vulnerabilidades que podem surgir com um ajustamento mais rápido das condições financeiras e das tensões económicas e geopolíticas", afirmaram os responsáveis do G20 no comunicado final após uma reunião de dois dias em Buenos Aires.

 

O texto foi aprovado depois de os Estados Unidos terem anunciado a imposição de taxas às importações de aço (25%) e de alumínio (10%).

 

Em pleno período de tensão, em particular entre Estados Unidos e China, o G20 Finanças lembrou que a solução passa pelo multilateralismo.

 

"Sentimos vontade da parte dos americanos em reduzirem a tensão", explicaram fontes citadas pela AFP, após uma reunião na segunda-feira entre o ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, e o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, à margem da reunião.

 

Os europeus querem dos Estados Unidos isenções de tarifas, lembrando que são aliados e não estão na origem do problema, ao contrário da China, com uma produção abundante de aço.

 

"A União Europeia não quer uma escalada comercial, não quer uma guerra comercial, mas está pronta para reagir, apesar de preferir a opção do diálogo", disse à AFP o comissário europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici. "As nossas medidas de resposta estão prontas", advertiu.

Ver comentários
Saber mais China Buenos Aires Estados Unidos G20 Finanças secretário do Tesouro Steven Mnuchin Bruno Le Maire União Europeia Assuntos Económicos Pierre Moscovici
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio