Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ministério Público espanhol investiga Juan Carlos por fuga aos impostos

O rei emérito está a ser investigado por alegadamente não ter declarado às finanças dinheiros que terá recebido do empresário mexicano Allen Sanginés-Krause entre 2016 e 2018, noticia o El Pais.

05 de Novembro de 2020 às 10:45
  • ...

O Ministério Público espanhol está a investigar a utilização, pelo rei Juan Carlos, de cartões de crédito ligados a contas à ordem das quais este não é titular, adianta esta quinta-feira o jornal espanhol El Pais. O dinheiro terá vindo do empresário mexicano Allen Sanginés-Krause, amigo do rei emérito e que, segundo o ministério público o cedeu a Juan Carlos, que o usou, mas não o declarou nem como um rendimento, nem como uma doação. 


De acordo com o jornal, há, assim, suspeitas de que Juan Carlos terá cometido um crime fiscal tendo defraudado o Fisco espanhol em mais de 120 mil euros por ano, numa altura em que já tinha abdicado e já não beneficiava de inviolabilidade prevista na Constituição espanhola.


Estas investigações juntam-se a outras já em curso sobre uma conta na Suíça mantida por Juan Carlos, além da suposta comissão cobrada para a implantação do comboio de alta velocidade em Meca, obra concedida em 2011 a empresas espanholas.


A justiça espanhola investiga ainda operações na Suíça de uma fundação ligada ao rei, que supostamente manteve ali uma conta em que terá recebido uma doação do então rei da Arábia Saudita de cerca de 100 milhões de dólares. Deste montante, cerca de 76 milhões foram transferidos para uma antiga amiga do monarca, Corinna Larsen.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio