Notícia
Mário Lino diz que Ota e TGV avançam nesta legislatura
O ministro das Obras Públicas Mário Lino garantiu hoje que a construção do aeroporto internacional da Ota e o comboio de alta velocidade são processos que vão avançar nesta legislatura, depois do ministro das Finanças ter sugerido ontem que há pontos que
O ministro das Obras Públicas Mário Lino garantiu hoje que a construção do aeroporto internacional da Ota e o comboio de alta velocidade são processos que vão avançar nesta legislatura, depois do ministro das Finanças ter sugerido ontem que há pontos que ainda têm de ser estudados para se poder avançar com as obras.
Governo já tomou a «decisão política» de avançar com os projectos do aeroporto internacional da Ota e do comboio de alta velocidade, avançou aos jornalistas Mário Lino hoje à entrada da comissão parlamentar de Economia e Finanças para a discussão das Grandes Opções do Plano (GOP).
Na mesma comissão, o ministro das Finanças Campos e Cunha, afirmou ontem que, «há sectores estratégicos em relação aos quais temos de investir. A alta velocidade tem muitas cambiantes, e muitas soluções e muitos aspectos que não estão ainda estudados».
Questionado sobre as declarações de Campos e Cunha, o ministro das Obras Públicas esclareceu que todos os projectos, quando se inicia o seu desenvolvimento, têm de ser avaliados., designadamente, através de estudos de impacto ambiental, de opções de vários tipos de traçados e de aspectos levados à discussão pública.
«Esta necessidade de avaliação exacta de cada projecto individual é uma questão de bom senso» afirmou Lino, à entrada da Comissão Parlamentar de Economia e Finanças para a discussão das GOP.
Para o ministro das Obras Públicas esta é a leitura correcta das declarações do seu colega das finanças.
Mário Lino lembrou ainda que o plano rodoviário nacional, aprovado em 2000, tem vindo a ser objecto de várias avaliações no seu processo de desenvolvimento