Notícia
Marcelo começa amanhã a reunir com partidos
O Presidente da República já convocou as reuniões com os partidos políticos com assento parlamentar, na sequência das eleições legislativas de ontem. A indigitação do novo primeiro-ministro, porém, só acontecerá depois de conhecidos os resultados dos votos dos emigrantes.
Na sequência das eleições para a Assembleia da República ontem realizadas, o Presidente da República "ouvirá, a partir de terça-feira, os partidos políticos e coligações que nela estarão representados, tendo em conta os resultados provisórios anunciados pelo Ministério da Administração Interna e sem prejuízo dos círculos que ainda falta apurar", anunciou esta manhã a Presidência da República.
Marcelo decide, desta forma, avançar com as audições aos partidos a partir das quais deverá tomar uma decisão quanto à indigitação do próximo primeiro-ministro ainda antes de estar concluída a contagem dos votos dos circulos da emigração, da Europa e de fora da Europa.
No entanto, só "depois de conhecidos os resultados dos círculos das comunidades portugueses no estrangeiro" é que "o Presidente da República indigitará o novo Primeiro-Ministro", refre o comunicado de Belém.
As reuniões com os vários líderes, de resto, vão ser divididas ao longo dos vários dias e a última, com a Aliança Democrática, acontecerá no dia 20 de março, precisamente a data até à qual, de acordo com o calendário eleitoral, deverão ficar apurados os votos dos emigrantes.
O primeiro a ser ouvido será o PAN, esta terça-feira à tarde e depois haverá uma audição por dia, à exceção de domingo, 17.
Calendário das audições aos partidos políticos:
- 12 de março, 17h00 – Pessoas-Animais-Natureza
- 13 de março, 17h00 – Livre
- 14 de março, 17h00 – Coligação Democrática Unitária
- 15 de março, 17h00 – Bloco de Esquerda
- 16 de março, 17h00 – Iniciativa Liberal Guardar e Fechar
- 18 de março, 17h00 – Chega
- 19 de março, 17h00 – Partido Socialista
- 20 de março, 17h00 – Aliança Democrática
(notícia atualizada com mais informação)