Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Maioria dos membros da OPEP apoia manutenção de produção

Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) deverão chegar a acordo na sua próxima reunião para manter os actuais níveis de produção por forma a garantir o aumento dos «stocks» e evitar uma subida rápida do petróleo durante o Inve

23 de Novembro de 2004 às 13:42
  • ...

Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) deverão chegar a acordo na sua próxima reunião para manter os actuais níveis de produção por forma a garantir o aumento dos «stocks» e evitar uma subida rápida do petróleo durante o Inverno nos EUA.

A Arábia Saudita, o Qatar e outras nações árabes do Golfo Pérsico, que representam mais de metade da produção dos 11 membros do cartel, deverão opor-se a qualquer proposta que aponte para uma redução das vendas de petróleo quando o encontro se realizar a 10 de Dezembro, no Cairo, Egipto, disseram representantes dos membros da OPEP, segundo a Bloomberg.

A OPEP está actualmente a produzir ao ritmo mais elevado dos últimos 25 anos depois do crude ter atingido os 55,67 dólares por barril em Nova Iorque no mês passado, o valor mais alto em mais de duas décadas de negociação de contratos de futuros sobre o petróleo.

Desde então, o preço caiu 13% para transaccionar actualmente [cl1] nos 48,62 dólares por barril, a ceder 0,04% face à sessão de ontem. O «brent» [co1] seguia nos 44,48 dólares, a subir 0,23%.

«É pouco realista pensar que os produtores vão reduzir a produção, enquanto o petróleo estiver perto dos 50 dólares, porque isso não vai acontecer», disse um analista à Bloomberg.

A Arábia Saudita, o maior membro da OPEP, deverá manter a produção nos 9,5 milhões de barris por dia, segundo fonte do ministério do Petróleo daquele país, citada pela agência.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio