Notícia
Kwasi Kwarteng já não é ministro das Finanças do Reino Unido
A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, demitiu esta sexta-feira o seu ministro das Finanças, avança a BBC.
A possibilidade de demissão de Kwarteng tinha sido levantada pelo jornal The Times esta manhã e foi agora confirmada. A saída do ministro acontece horas antes de uma conferência com a primeira-ministra, Liz Truss, em que se espera que anuncie o cancelamento de partes do seu controverso mini-orçamento.
— Kwasi Kwarteng (@KwasiKwarteng) October 14, 2022
Kwarteng foi nomeado a 6 de setembro, depois de Liz Truss tomar posse como primeira-ministra, tendo cumprido 38 dias em funções.
Na quinta-feira, o ministro disse aos jornalistas, em Washington, que não ia "a lado nenhum", apesar dos vários apelos para uma demissão no seguimento da apresentação do mini-orçamento, muito assente em cortes fiscais para os mais ricos, que resultou numa queda da libra para mínimos históricos.
Na conferência de imprensa desta tarde espera-se que Liz Truss anuncie um aumento para 25% do imposto sobre as empresas.
A primeira-ministra tinha prometido cancelar a subida do imposto de 19% para 25%, cujo aumento tinha sido anunciado para abril do próximo ano pelo anterior ministro Rishi Sunak. Agora, tudo indica que a subida vai acontecer como planeado.