Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Itália propõe imposto de 34 euros por cada conta bancária

O governo italiano procedeu a alterações ao plano de ajustamento que foi aprovado em finais de Novembro. Agora pretende que seja aplicado um imposto de 34 euros por cada conta bancária com um saldo médio anual acima de 5.000 euros. Se for uma empresa, o valor do imposto sobe para 100 euros.

13 de Dezembro de 2011 às 19:27
  • ...
O Executivo italiano, liderado por Mario Monti, apresentou hoje várias alterações ao programa de ajustamento orçamental aprovado no final de Novembro. Entre essas emendas – que serão sujeitas a votação esta semana – está a introdução de um imposto sobre as contas correntes, já a partir de 1 de Janeiro, avança o “El Economista” citando o “Corriere della Sera”.

Esse imposto será de 34,2 euros por cada conta corrente de pessoas físicas com um saldo médio anual superior a 5.000 euros. No caso das empresas, esse imposto passa para 100 euros, nos termos desta proposta.

O governo de Mario Monti avançou com outras propostas, como o estabelecimento de uma taxa de 0,76% para os imóveis no estrangeiro destinados “a qualquer tipo de uso” das pessoas físicas “residentes no território do Estado”, refere a mesma fonte.

Por outro lado, o Executivo planeia introduzir no plano de ajustamento uma taxa de 0,1% sobre as actividades financeiras realizadas no estrangeiro por pessoas residentes em Itália entre 2011 e 2012 e de 0,15% a partir de 2013. Com isto, o governo italiano prevê angariar um total de 8,9 milhões de euros no biénio de 2011-2012 e 13,4 milhões em 2013.

Em relação às pensões, a equipa de Mario Monti prevê introduzir uma “taxa de solidariedade” sobre as pensões superiores a 200.000 euros.

Este plano de ajustamento está na Comissão de Orçamento e Finanças do Parlamento à espera de ser apresentado amanhã de forma definitiva perante o Parlamento italiano, sublinha o “El Economista”. No entanto, a introdução destas alterações poderá atrasar a sua apresentação junto da Câmara dos Deputados e do Senado, atrasando também a sua aprovação, que está prevista para sábado.
Ver comentários
Saber mais Itália imposto conta bancária plano de ajustamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio