Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Irlanda negoceia com a troika reestruturação da dívida bancária

O ministro das Finanças irlandês confirmou que está em negociações com a troika internacional para reestruturar as dívidas do sistema bancário. O objectivo é que estas possam ser pagas num prazo mais amplo, a taxas de juro mais baixas.

12 de Março de 2012 às 16:40
  • ...
O ministro das Finanças da Irlanda, Michael Noonan, disse à "RTÉ News" que estão a decorrer negociações para reestruturar a dívida do Anglo Irish Bank e também reduzir o custo do financiamento concedido aos restantes bancos do país.

O responsável irlandês das Finanças disse que gostaria de reduzir o pagamento da dívida do Anglo Irish Bank de forma a ter mais tempo para pagar a sua dívida, com taxas de juro mais baixas. O sucesso das negociações, a verificar-se, "seria no médio prazo e não no imediato", salientou.

A Irlanda foi o segundo país da Zona Euro a pedir assistência internacional para responder à crise no sector da banca, que esteve em risco de colapsar perante o rebentar da bolha no imobiliário e a crise de crédito internacional.

Hoje, o primeiro-ministro adjunto, Eamon Gilmore, considerou inoportuno discutir publicamente uma eventual proposta do país à União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional para suspender os pagamentos de 3,1 mil milhões de euros relativos ao reforço dos capitais do Anglo Irish Bank.

Dois ministros do Governo irlandês, Joan Burton e Brendan Howlin, disseram que a renegociação da dívida dos bancos poderia ser uma fonte de simpatia relativa ao pacto orçamental da União Europeia, a ser referendado este ano. O primeiro-ministro adjunto disse que a proposta de tratado terá de depender dos próprios méritos da proposta.

Ver comentários
Saber mais Irlanda dívida juro juros banca banco Anglo Irish
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio