Notícia
Investimento publicitário sobe 14,3% em Maio
O investimento publicitário, em Portugal, registou um acréscimo de 14,3% no mês de Maio, segundo dados divulgados pela MediaMonitor, empresa do grupo Marktest, citados pelo Observatório da Comunicação (Obercom).
Entre os meses de Janeiro a Maio, o investimento publicitário em televisão atingiu os 665,3 milhões de euros. O crescimento mensal foi positivo, à excepção de Abril que registou uma quebra comparativamente a Março, segundo a mesma fonte.
Em Maio foram gastos cerca de 156 milhões de euros, mais 15,5% do registado no mês anterior.
Na imprensa também se registou um aumento de 65,8% nos investimentos em publicidade, no período em análise comparativamente a Janeiro e de 15,4% face a Abril. A rádio captou 67,7 milhões de euros nos primeiros cinco meses, sendo Maio o mês de maior investimento no referido meio
«A BBDO foi a agência de publicidade a obter a maior fatia do investimento publicitário em Maio, com mais de 17 milhões de euros no total dos meios. Em segundo e terceiro lugares, surgiram a Mccann Erickson e a Euro RSCG, respectivamente», referiu ainda o Obercom.
A MediaPlanning liderou, em Maio, o ranking das agências de meios, o que representou um investimento de 36,8 milhões de euros. A Initiative Media e a Mindshare ocuparam os lugares seguintes.
A Vodafone foi o maior anunciante nos primeiros quatro meses do ano com gastos de mais de 21 milhões de euros. A TMN e a Danone Portugal ocuparam o segundo e terceiro lugar, respectivamente, com montantes de investimento equiparáveis.