Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação na Zona Euro abranda para 3,3% em Abril

A taxa de inflação na Zona Euro abrandou, em Abril, para 3,3%, de acordo com as estimativas rápidas, provisórias, do Eurostat. Em Março tinha atingido o nível mais elevado dos últimos 16 anos, o que levou vários membros do Conselho de Governadores do Banc

30 de Abril de 2008 às 10:25
  • ...

A taxa de inflação na Zona Euro abrandou, em Abril, para 3,3%, de acordo com as estimativas provisórias do Eurostat. Em Março tinha atingido o nível mais elevado dos últimos 16 anos, o que levou vários membros do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) a admitirem rever a taxa de juro.

Os dados provisórios revelados hoje pelo gabinete de estatísticas da União Europeia – a taxa de inflação real só será conhecida a 15 de Maio – vêm aliviar, em parte, a pressão sobre a autoridade monetária da Zona Euro, o BCE, que tem como principal objectivo conter as pressões inflacionistas.

A entidade presidida por Jean-Claude Trichet define como limite de preços nos consumidores os 2%. Este mês essa fasquia voltou a ser superada, depois de em Março ter atingido os 3,6%, o nível mais elevado dos últimos 16 anos.

A escalada da inflação deixou sem "margem de manobra" o BCE, no sentido de seguir o exemplo da Reserva Federal dos EUA e do Banco de Inglaterra e cortar a taxa de juro de referência que se mantém nos 4%. O nível atingido em Março suscitou algumas declarações de membros do Conselho de Governadores que deram indicações de que o BCE poderia rever o preço do dinheiro para travar a subida dos preços.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio