Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Inflação em Espanha abranda para 3,4% em junho

A inflação abrandou graças ao menor crescimento dos preços dos combustíveis e dos bens alimentares, como óleos e gorduras.

Espanha manteve, entre as grandes economias do euro, o melhor registo no índice PMI da S&P em abril.
Paul Hanna/Reuters
12 de Julho de 2024 às 10:34
  • ...
A inflação homóloga em Espanha desacelerou em junho para 3,4%, contra 3,6% em maio, devido sobretudo à evolução positiva dos preços dos alimentos, que subiram ao ritmo mais lento desde 2021, foi confirmado esta sexta-feira.

O Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE) confirmou o valor da inflação antecipado há duas semanas, que abrandou graças ao menor crescimento dos preços dos combustíveis e dos bens alimentares, como óleos e gorduras, face à subida dos preços registada há um ano.

Em cadeia, a inflação foi de 0,4% em junho face a maio.

O INE espanhol confirmou igualmente que a taxa de inflação subjacente (retirados a energia e os produtos alimentares frescos, os mais voláteis do cabaz de compras) se situou em 3% em termos homólogos, mantendo a estabilidade dos últimos meses.

Em junho, a inflação foi pressionada em alta pelo preço dos transportes - que inclui os combustíveis - cuja taxa homóloga se situou em 2,7%, mais de um ponto abaixo do mês anterior, e pelos preços da alimentação e bebidas não alcoólicas, cuja taxa homóloga diminuiu duas décimas de ponto percentual para 4,2%.

Por outro lado, a inflação no setor do lazer e da cultura acelerou duas décimas de ponto percentual para 3%, devido a um aumento do custo das férias organizadas superior ao do ano anterior.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio