Notícia
Índices de confiança no comércio e construção decrescem em Setembro
Os índices de confiança no sector do comércio e da construção em Portugal decresceram em Setembro, face ao mês anterior, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) em comunicado.
De acordo com o INE, o índice de confiança no comércio «apresentou uma evolução negativa face ao mês anterior», reflectindo «o comportamento menos favorável de todas as suas componentes».
As expectativas quanto ao aumento dos preços de venda «mantêm-se relativamente elevadas», perto das registadas em Agosto, enquanto as perspectivas de evolução da actividade para «os próximos meses, ainda que positivas, foram menos favoráveis que as formuladas no mês anterior», de acordo com o mesmo instituto.
Índice de confiança na construção diminui em SetembroO índice de confiança no sector da construção em Portugal registou «uma evolução negativa» entre Agosto e Setembro, devido ao «comportamento menos favorável de todas as suas componentes», explicou o INE.
No conjunto do sector da construção, as expectativas quanto ao aumento dos preços estabilizaram a um nível relativamente elevado, referiu o mesmo instituto, com base no seu inquérito mensal de conjuntura.
De acordo com o INE, as apreciações sobre as actividades ligadas à construção de edifícios de habitação «foram mais negativas do que no mês anterior, contrariando o movimento de recuperação iniciado em Maio do corrente ano», enquanto nas obras públicas, «as apreciações foram também menos favoráveis do que anteriormente, embora tenham permanecido com um sinal positivo».