Notícia
Índice de indicadores económicos nos EUA cai 0,2% em Setembro
O índice elaborado pelo Conference Board para projectar a evolução futura da economia dos Estados Unidos caiu 0,2% em Setembro, em linha com as previsões, sinalizando a fraca actividade da maior economia do mundo.
O índice desceu 0,2% em Setembro para os 116,6 pontos, depois de ter caído 0,1% em Agosto, divulgou hoje o Conference Board.
O índice acumula descidas nos últimos quatro meses, a série mais longa de queda desde 1990. Estes dados indicam que a economia norte-americana, ainda a recuperar da recessão de 2001, pode voltar a abrandar nos próximos seis meses.
A queda dos mercados accionistas, o crescimento do desemprego e a quebra na confiança dos consumidores explica parte da quebra do índice.
O índice, que é composto por 10 indicadores económicos, reflecte as expectativas da evolução económica nos próximos 3 a 6 meses. Metade dos indicadores do índice desceram em Setembro.
Segundo as previsões dos economistas, o produto interno bruto dos EUA vai crescer a uma taxa anual de 2,2% no último trimestre deste ano, abaixo da evolução de 3,6% prevista para o terceiro trimestre.