Notícia
Grécia distribui 1,4 mil milhões de euros de dividendo social
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou que, este ano, o governo vai distribuir ajuda de emergência aos mais desfavorecidos no valor de 1,4 mil milhões de euros.
Este ano, o governo helénico vai distribuir um dividendo social de 1,4 mil milhões de euros, anunciou na segunda-feira, 13 de Novembro, o primeiro-ministro Alexis Tsipras, citado pela Bloomberg.
O valor será atribuído a título de ajuda de emergência aos cidadãos com rendimentos mais baixos e mais do que duplica o montante do ano passado. Isto porque o Executivo de Tsipras está convicto de que irá superar em 2017 as suas metas orçamentais.
De acordo com Tsipras, que anunciou este pacote na ERT-TV, o montante de 1,4 mil milhões de euros inclui 720 milhões em ajuda de emergência livre de impostos a atribuir a 3,4 milhões de pessoas, sendo que a prioridade serão os desempregados.
A distribuição será feita com base no rendimento, posse de imóveis e estado civil.
Na passada sexta-feira, 10 de Novembro, a agência de rating canadiana Dominion Bond Rating Service (DBRS) manteve a dívida soberana grega em CCC (alto), que corresponde ao sétimo nível da categoria de investimento especulativo, o chamado lixo. No entanto, elevou a perspectiva ("outlook") para a evolução da dívida helénica, de ‘estável’ para ‘positiva’.
A perspectiva positiva reflecte a convicção da DBRS de que o actual programa de apoio financeiro à Grécia diminuiu o aperto da liquidez do sector financeiro e de que a economia regressou ao crescimento. "As melhorias nas rubricas ‘desempenho e estrutura económica’, ‘medidas de acção política e gestão orçamental’ e ‘contexto político’ da avaliação foram os factores-chave para uma mudança do ‘outlook’, sublinhou.
Também o governo de Tsipras está optimista, razão pela qual mais do que duplicou o montante do dividendo social.
A proposta do Orçamento para 2018 apresentada pelo Executivo helénico antecipa um excedente primário de 2,2% do PIB em 2017, superando assim a meta de 1,75%.
A legislação referente à autorização para distribuir a ajuda social será levada ao Parlamento no final desta semana, refere a Bloomberg. Quem tiver direito a receber essa assistência, deverá ter o dinheiro em mãos em finais de Dezembro.
(notícia actualizada à 01:50)