Notícia
Governo vigia preço dos combustíveis após liberalização
A partir de 1 de Janeiro de 2004, as gasolineiras têm que reportar semanalmente os preços praticados à Direcção-Geral de Energia. Caso sejam detectados alguns movimentos anormais, sobretudo de subida, a Autoridade da Concorrência irá actuar, segundo fonte
A partir de 1 de Janeiro de 2004, as gasolineiras têm que reportar semanalmente os preços praticados à Direcção-Geral de Energia, segundo fonte oficial do Ministério da Economia. Caso sejam detectados alguns movimentos anormais, sobretudo de subida, a Autoridade da Concorrência irá actuar, acrescentou a mesma fonte.
O fim do regime do preço máximo acaba no final deste ano, não havendo mais nenhuma portaria a fixar os preços. Poderá sim, existir uma portaria do Governo a alterar o nível de imposto sobre os produtos petrolíferos.
Embora haja forte expectativa de que a liberalização permita uma concorrência pela baixa de preços, a verdade é que para Janeiro a evolução em alta do petróleo antecipa, à partida, uma subida dos combustíveis, em particular do gasóleo que está sob a pressão da procura.
O aumento dos preços em Janeiro será ainda potenciado pela entrada em vigor da ecotaxa para o financiamento do Fundo Florestal que implica um agravamento de meio cêntimo e 0,25 cêntimos no imposto petrolífero sobre a gasolina e o gasóleo, respectivamente.