Notícia
Governo promete baixar impostos sobre empresas até 2005
O Governo deverá reduzir a carga fiscal das empresas nacionais, através do corte do IRC, até 2005, revelou hoje aos jornalistas o ministro da Economia Carlos Tavares. O responsável avançou ainda que a reestruturação do Icep a 17 de Dezembro.
Carlos Tavares defendeu hoje a necessidade de diminuir a carga fiscal sobre as empresas. O governante afirma que a intenção do Governo é fazê-lo «no limite até 2005». Na campanha eleitoral, o PSD prometeu uma redução do IRC dos 30% para os 20%, uma medida que se previa para 2004.
Estas declarações foram proferidas na Grécia, onde o ministro acompanha a visita oficial do Presidente da República, Jorge Sampaio. Um dos objectivos da diminuição da tributação sobre as empresas «é cativar mais empresas a investir em Portugal», disse Carlos Tavares.
O ministro da Economia anunciou ainda que o modelo de reestruturação do Icep será apresentado até 17 de Dezembro deste ano. Entre as várias medidas a anunciar está a transferência de poderes e delegação de tarefas para algumas embaixadas de Portugal no estrangeiro.
Por Rui Cabrita, na Grécia