Notícia
Governo japonês substitui Ministro das Finanças
O governo japonês substituiu Hakuo Yangisawa, agora ex-ministro das finanças, por Heizo Takenaka. O governo nipónico procura tornar mais fácil a solvência das dívidas dos bancos do país.
O ex-ministro, Hakuo Yangisawa, era contra o uso de dinheiro público para financiar os bancos de forma a que estes resolvessem o problema do crédito mal parado.
Heizo Takenaka é agora o novo ministro dos assuntos financeiros. Tudo aponta para que, com este ministro não haja entrave algum no uso de dinheiro público para sanear os bancos japoneses. O actual ministro acumula, além das finanças, a pasta da economia e da política fiscal.
«Temos que considerar todos os passos possíveis para resolver a actual situação» disse o ministro recém nomeado, «a utilização dos fundos públicos é uma das opções possíveis» reiterou.
A demissão de Yangisawa significa que vai ser mais fácil para o governo japonês injectar dinheiro público no sistema bancário, consideram os analistas.
Esta foi primeira remodelação do executivo nipónico desde abril do ano passado. No entanto é a terceira vez em quatro anos que o governo japonês injecta capitais públicos para sanear o sistema bancário.
O iene seguia a ganhar 0,52%, com cada dólar a valer 121,9 ienes, e crescia 0,25% para os 119,8 ienes por euro.