Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo autoriza 677 promoções na PSP

É na base da carreira que está autorizado um maior número de promoções. Ao todo haverá promoções em sete postos. Encargos com os aumentos salariais serão suportados pelo orçamento da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Correio da Manhã
31 de Julho de 2014 às 10:50
  • 6
  • ...

O Governo já deu autorização para novas promoções na PSP. Desta vez haverá 677 profissionais da PSP a mudarem de posto, mediante concurso. O maior número de promoções ocorrerá na base da carreira, nomeadamente, nos agentes.

 

De acordo com o despacho publicado esta quinta-feira em Diário da República, poderá haver até 505 promoções de agentes para agentes principais, 60 de chefes para chefes principais, 44 de subcomissário para comissário, 32 de comissário a subintendente, 15 de subintendente a intendente, 8 de intendente a superintendente e 13 de superintendente a superintendente -chefe – o topo da carreira de oficiais.

 

Da concretização destas promoções "não pode resultar aumento da despesa com pessoal prevista no Orçamento do Estado para 2014 para a Polícia de Segurança Pública (PSP)" e "as despesas decorrentes das promoções serão integralmente suportadas pelos montantes disponibilizados à Polícia de Segurança Pública pelo Orçamento de Estado para 2014", lê-se no diploma.

 

O Governo considera que estas promoções são imprescindíveis para garantir "o bom funcionamento da instituição". "Acresce ainda que, as promoções contribuirão para o funcionamento da cadeia hierárquica e para o desenvolvimento normal das carreiras do efectivo policial, bem como, para a elevação do nível motivacional, indispensável para o cumprimento da missão", diz o despacho.

 

O presidente da Associação Sindical de Profissionais da Polícia, Paulo Rodrigues, já tinha dito ao Negócios que a abertura de novas promoções tinha sido comunicada aos sindicatos pelo ministro Miguel Macedo na reunião da passada terça-feira e que no caso dos agentes e dos chefes representam um aumento salarial de cerca de 200 a 250 euros mensais.

 

Todos os anos o Governo tem autorizado promoções na Polícia de Segurança Pública (PSP), o que permite aos profissionais, mediante concurso, ascenderem dentro das carreiras, que são três na PSP (agentes, chefes e oficiais). Isto apesar das progressões – que implicaria ascensão nas carreiras por tempo de serviço e avaliação – estarem congeladas na PSP e em toda a Função Pública.

Ver comentários
Saber mais PSP polícias promoções carreiras agentes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio