Notícia
Governo aprova novo Conceito Estratégico de Cooperação Portuguesa
O Executivo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, o novo Conceito Estratégico de Cooperação Portuguesa para o período de 2014 a 2020, que prevê um maior investimento nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e em Timor-Leste.
"Portugal aprofundará o seu investimento nos PALOP e em Timor-Leste. Enquanto vector central da política externa portuguesa, estes países de língua portuguesa são as prioridades deste conceito estratégico", afirmou o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, na habitual conferência de imprensa a seguir ao Conselho de Ministros.
Luís Campos Ferreira (na foto) apontou a "concentração" como um dos pilares do documento aprovado esta quinta-feira, 27 de Fevereiro: "Vamos privilegiar a área geográfica PALOP mais Timor-Leste e vamos apostar em programas de maior dimensão e com uma natureza mais estruturante".
Luís Campos Ferreira explicou que o novo conceito visa também incluir novas áreas de intervenção como a energia verde, o mar e o sector privado. "Há novos actores do sector privado e novos modelos de financiamento que são espelhados neste documento", referiu o responsável.
O novo conceito de cooperação assenta em quatro princípios fundamentais: coordenação e coerência, concentração, parceria e partilha de capacidades e recursos e, por último, apropriação.