Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo quer vender 200 toneladas de urânio que valiam 13,7 milhões em 2012

As minas da Urgeiriça foram encerradas definitivamente em 2004. Mas, 14 anos depois, ainda há barris com o metal. Em 2012, valiam 13,7 milhões de euros. Em 2018, o Governo avalia a comercialização, adianta o Público.

João Pedro Matos Fernandes é o ministro com a tutela sobre os recursos mineiros.
Negócios 12 de Novembro de 2018 às 08:40
  • ...

O Governo está a estudar a venda de uma reserva de 200 toneladas de concentrado de urânio, segundo noticiou esta segunda-feira, 12 de Novembro, o Público. Na última vez que foi avaliado, este stock valia 13,7 milhões de euros.

 

É o Ministério do Ambiente e da Transição Energética, liderado por João Pedro Matos Fernandes, que confirma ao Público que estão a ser avaliadas as condições de mercado para a comercialização. Actualmente, estes barris pertencem à Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM). 

 

Contudo, o Executivo tem noção de que o processo não é fácil. Qualquer comercialização do urânio da Urgeiriça está sujeita "a regras e controlos formais de comercialização", e não há preço de referência para este concentrado, já que "não é objecto de cotações internacionais como outras commodities".

 

A última avaliação a este stock é de 2012. Foi naquele ano que os activos armazenados na Urgeiriça foram transferidos para a EDM como prestação acessória de capital por parte do accionista Estado. Aí, foi contratado um revisor oficial de contas previamente à transferência. O concentrado de urânio foi avaliado em 13.731.185 euros. Contudo, não havendo cotação em mercado, não é possível saber, sem uma auditoria, qual o seu valor actualmente. 

 
Os barris com as 200 toneladas de urânio estão um armazém da EDM, sendo que o Governo garante ao Público não haver qual risco para a saúde pública, estando salvaguardas as condições de segurança.

Os concentrados de urânio podem ser transformados em urânio enriquecido, utilizado na produção de armamento nuclear e energia, como sublinha o jornal.

As minas de urânio da Urgeiriça encerraram definitivamente em 2004. Naquela altura, foram vendidas 127 toneladas de urânio à Alemanha, sendo que houve até protestos de populares para impedir a venda do minério. 

Ver comentários
Saber mais Governo Ministério do Ambiente e da Transição Energética Empresa de Desenvolvimento Mineiro João Pedro Matos Fernandes EDM Urgeiriça
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio