Notícia
Governo apresenta quinta-feira novas medidas de apoio às empresas
O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, vai apresentar esta quinta-feira novos apoios às empresas, que deverão incidir sobre as rendas comerciais.
O reforço dos apoios foi anunciado pelo primeiro-ministro, António Costa, a 21 de novembro. O primeiro-ministro adiantou, na altura, que o Governo estava a preparar "novas medidas de apoio transversal aos vários setores de atividade", e que neste pacote "estarão incluídas medidas de apoio às rendas comerciais, tendo em vista garantir um apoio suplementar a todos os setores, em particular à restauração e ao comércio a retalho, que têm vindo a ser fortemente atingidos por esta crise".
que o Executivo estava inclinado a criar um apoio a fundo perdido para o primeiro semestre, "que ajude as empresas a fazer face às despesas que têm com os contratos de arrendamento e que tiveram quebra no negócio. Um apoio que seja adequado para o nível de quebra de faturação".
Também o secretário de Estado do Comércio, João Torres, já tinha afirmado que o Governo deverá enviar ao parlamento uma proposta que visa apoiar o arrendamento comercial, "que encontre uma consideração da repartição do esforço entre Estado, proprietários e arrendatários e que pode ter, da forma que seja mais viável e exequível, relação com a quebra de faturação".
O apoio ao pagamento das rendas tem sido uma das principais batalhas dos setores do comércio e da restauração. Atualmente, as rendas não habitacionais beneficiam de moratórias, que terminaram em setembro, e cujos valores em atraso terão de começar a ser pagos em duodécimos a partir de janeiro de 2021, por um período máximo de 24 meses.