Notícia
Governador do BdP "presta uma sentida e merecida homenagem" a Miguel Beleza
Carlos Costa endereçou um "voto de profundo pesar" à família de Miguel Beleza, que faleceu na esta quinta-feira. O governador do regulador quis prestar "uma sentida e merecida homenagem" ao antigo ministro das Finanças.
O governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, enviou esta sexta-feira, 23 de Junho, "o seu voto de profundo pesar" à família de Miguel Beleza, antigo ministro das Finanças e ex-líder do regulador, que faleceu esta quinta-feira.
Carlos Costa refere-se a um "momento de grande consternação" e "presta uma sentida e merecida homenagem" a Beleza, que enquanto ministro e governador "desempenhou um papel fundamental na adesão de Portugal à União Económica e Monetária e, consequentemente, na adopção do euro como moeda, projecto de que se orgulhava, que orgulha o Banco de Portugal e pelo qual afirmou que gostaria de ser reconhecido".
"Amigo do BdP, o professor Miguel Beleza foi governador num momento crítico para a economia portuguesa e para a economia da área do euro, ocupando-se da gestão da desvalorização do escudo num contexto de profunda instabilidade macroeconómica", escreve Carlos Costa numa missiva também publicada no site do regulador.
Costa classifica Beleza como "um brilhante economista" que "era reconhecido pela sua clarividência, pela humildade e despojamento, pela franqueza e pelo apurado sentido de humor, qualidades que merecem também o reconhecimento do Banco de Portugal".