Notícia
Galiza está "blindada" e não vai pedir resgate
O presidente da Junta da Galiza, Alberto Núñez Feijó, considerou que a comunidade está "blindada" contra uma intervenção e assegurou que não vai pedir "qualquer tipo de resgate".
22 de Julho de 2012 às 18:12

O presidente da Junta da Galiza criticou a política económica praticada durante oito anos de governo socialista em Espanha e afirmou que o país está a pagar "uma inconsistência e uma frivolidade históricas nas contas públicas".
A Comunidade Valenciana anunciou, na sexta-feira, que vai recorrer ao auxílio do Governo espanhol, acedendo ao Fundo de Liquidez das Autonomias (FLA), um mecanismo criado há uma semana pelo executivo liderado por Mariano Rajoy.
Na sequência deste anúncio, os juros exigidos pelos investidores para comprarem dívida pública espanhola, atingindo novos máximos.
O reflexo do pedido de ajuda de Valência também se fez sentir na bolsa espanhola, com o índice de referência (IBEX 35) a desvalorizar na sexta-feira quase 6%, a maior queda da Europa.
Também na sexta-feira, os ministros das Finanças da zona euro aprovaram o programa de ajuda financeira à banca de Espanha, que atingirá um montante até 100 mil milhões de euros.