Notícia
G10 diz alta do petróleo não vai travar crescimento económico
A economia global vai continuar a crescer, apesar do aumento de 34% dos preços do petróleo ocorrido este ano, defenderam hoje os governadores dos bancos centrais do Grupo dos 10 países mais industrializados do mundo, depois de uma reunião em Basileia, na
A economia global vai continuar a crescer, apesar do aumento de 34% dos preços do petróleo ocorrido este ano, defenderam hoje os governadores dos bancos centrais do Grupo dos 10 países mais industrializados do mundo, depois de uma reunião em Basileia, na Suíça.
«A recuperação económica está confirmada depois de algum abrandamento no segundo trimestre», afirmou o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, em conferência de imprensa depois da reunião do G10. «Os indicadores mais recentes sugerem algum fortalecimento no início do terceiro trimestre», avançou o responsável.
Trichet, Roger W. Fergunson Jr, vice-presidente da Reserva Federal (Fed), e Toshihiki Fukui, governador do Japão, prevêem todos crescimento económico, apesar das três maiores economias mundiais terem registado um abrandamento no segundo trimestre.
«A recuperação gradual que previmos há meses está confirmada, depois de algum abrandamento no segundo trimestre», afirmou Trichet, reiterando que «grande parte do aumento dos preços do petróleo provinha da forte procura».
Alan Greenspan, presidente da Fed, afirmou no dia 8 de Setembro que a economia dos EUA estava a registar uma melhoria depois do abrandamento no segundo trimestre.
O Banco do Japão manteve a taxa de referência perto do zero na última quinta-feira. A Fed aumentou a taxa de juro duas vezes desde Junho passado para 1,5%. O que continua abaixo da taxa de 2% estabelecida pelo BCE.