Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fusão de hospitais afastará 23 gestores

A partir do dia 1 de Abril, 14 hospitais vão fundir-se e dar origem a seis novos centros hospitalares com natureza de entidades públicas empresariais.

02 de Março de 2011 às 21:09
  • ...
A fusão de 14 hospitais em seis novos centros hospitalares que se irá processar já no próximo dia 1 de Abril levará ao afastamento de 23 administradores hospitalares, de acordo com o Ministério da Saúde.

“O diploma permite reduzir o número de gestores das unidades de saúde envolvidas em cada um dos Centros Hospitalares, de um total de 84 admitidos na lei e 53 efectivamente nomeados, para um total de 30 gestores (5 em cada um dos centros hospitalares)”, disse ao Negócios fonte oficial do Ministério da Saúde, esclarecendo que os gestores que forem afastados não terão direito a indemnização “uma vez que se trata de uma cessação de funções operada por efeito da lei”.

Resta saber ainda quando estes gestores serão efectivamente afastados. Sabe-se apenas que no início do próximo mês, os mandatos dos membros dos conselhos de administração e dos órgãos de direcção técnica das unidades de saúde agora extintas "cessam automaticamente", ficando estes dirigentes em "gestão corrente" até à nomeação de novos titulares para os cargos.

Questionado sobre qual a previsão de poupança com esta reorganização, a mesma fonte disse que “não existem números rigorosos nem definitivos, sendo certo que será feito um balanço desta medida no encerramento das contas de2011”.

O diploma hoje publicado define então que os hospitais de São João e da Nossa Senhora da Conceição de Valongo vão ser fundidos para dar origem ao Centro Hospitalar de São João (CHSJ). O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vem substituir os Hospitais da Universidade de Coimbra, do Centro Hospitalar de Coimbra e do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra.

Já o Centro Hospitalar do Baixo Vouga surge por fusão do Hospital Infante D. Pedro, do Hospital Visconde Salreu de Estarreja e do Hospital Distrital de Águeda. O Centro Hospitalar Tondela -Viseu será o resultado da fusão do Hospital Cândido de Figueiredo e do Hospital São Teotónio, enquanto o Centro Hospitalar de Leiria -Pombal reunirá o Hospital de Santo André e o Hospital Distrital de Pombal. O Centro Hospitalar do Porto (CHP) resulta da fusão do Centro Hospitalar do Porto e do Hospital Joaquim Urbano.
Ver comentários
Saber mais hospitais gestores hospitalares
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio